#HackathonCuritiba = #‎RecreateYourCity‬ ‪#‎FixTheWorld‬ ‪#‎COP21‬

Prefeitura de Curitiba :Política de dados abertos de Curitiba esta entre as mais bem avaliadas do mundo

(English at end)

Curitiba ficou entre as cidades que possuem as melhores políticas de dados abertas do mundo, deixando para trás cidades norte-americanas e europeias que adotam diretrizes de transparência há dez anos, Curitiba implantou essas diretrizes há apenas um ano.

Na capital paranaense, um grupo de “hackers cívicos” se articula no Open Brazil – Code for Curitiba, que começa a promover e avaliar constantemente as políticas de dados abertos locais. Os jornais The Washington Post e New York Times já classificaram a iniciativa, respectivamente, como “o equivalente no mundo da tecnologia ao Peace Corps” e que “tenta transpor a eficiência da web para a infraestrutura da administração pública”.

Desde outubro de 2014, a capital paranaense conta com regras definidas para a Política de Dados Abertos do Município. O decreto 1.024/2014, estabelece parâmetros para que informações de órgãos públicos municipais – da administração direta, indireta e autarquias da Prefeitura – sejam colocadas à disposição da sociedade de maneira cada vez mais acessível.

O objetivo do decreto é simplificar a publicação de dados para que qualquer interessado possa utilizá-los da maneira como desejar, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle. A norma é complementar à Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), que instituiu em âmbito nacional a necessidade de as administrações públicas promoverem a transparência.

A gestão de Curitiba entende que as informações que estão sob a guarda do Município são públicas e devem estar disponíveis a toda a sociedade, resguardados o direito à privacidade e à necessidade de sigilo, que devem seguir critérios muito bem definidos na regulamentação.

 

http://www.curitiba.pr.gov.br/
http://www.openbrazil.org/

The politics of open data in Curitiba

Prefeitura (city council) and Code for Brazil ‪#‎OpenBrazil‬ launched the start of the ‪#‎HackathonCuritiba‬ last night in Curitiba… Great to see huge positive movements like this happening in the city.. Parabens.

Civic hackers are normal citizens who want to identify problems in the city and use tek to solve the problems… All problems are solvable, when there is a deep enough wish to do so..

 

 

 

Advertisements

One thought on “#HackathonCuritiba = #‎RecreateYourCity‬ ‪#‎FixTheWorld‬ ‪#‎COP21‬

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s